sábado, 27 de abril de 2013

CNTE divulga tabela atualizada dos estados que não respeitam integralmente a Lei do Piso

CNTE divulga tabela atualizada dos estados que não respeitam integralmente a Lei do Piso

DISPONIVEL EM: WWW.CNTE.ORG.BR
Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação brasileira, a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08), ainda não é respeitada, na íntegra, por 22 estados, o que inclui o vencimento de carreira e a hora-atividade de no mínimo 1/3 da jornada de trabalho do professor.
Confira a tabela em versão PDF.

PARALISAÇÃO: CNTE COBRA DO PARLAMENTO E DO EXECUTIVO

CNTE cobra Parlamento e Executivo

DISPONIVEL:WWW.CNTE.ORG.BR
A 14ª Semana Nacional de Educação da CNTE, realizada de 22 a 26 de abril, teve grande adesão em todo país e acabou com muitos compromissos assumidos pela classe política em relação a aprovações de projetos de lei e de fiscalização das políticas públicas aprovadas pelo Congresso, mas que, sistematicamente, são descumpridas pelos Executivos.
 
No dia 24 a CNTE teve audiências com diversos parlamentares e com o MEC, a fim de cobrar a pauta dos/as trabalhadores/as em educação pela qualidade da escola pública com valorização profissional. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação acompanhou as reuniões junto com a Confederação.
A primeira audiência ocorreu com o senador Wellington Dias (PT-PI), autor do projeto que deu origem à Lei 12.734, a qual alterou a distribuição dos royalties do petróleo. O senador reconheceu a importância de se vincular recursos dos hidrocarbonetos para a educação, porém reconheceu a dificuldade de o Congresso aprovar 100% dessas receitas para apenas uma política pública. Disse que seu projeto original previa parte dos recursos para a educação, mas a falta de articulação política com outros movimentos sociais - a exemplo da saúde, que também reivindicava parcela dos royalties - dificultou manter esse compromisso na Lei.
Tendo em vista que o Congresso resolveu suspender a tramitação da Medida Provisória 592, que previa destinar 100% das riquezas do petróleo para a educação, até que o Supremo Tribunal Federal se manifeste em definitivo sobre a questão - o que deverá ocorrer num prazo de 15 dias -, o senador Wellington Dias sugeriu que os movimentos sociais da educação e da saúde se reunissem nesse interstício de suspensão do trâmite da matéria, para fecharem uma proposta de vinculação das receitas que contemple as duas áreas e que possa ser observada numa nova edição de Medida Provisória ou de Projeto de Lei a serem protocolados no Congresso, ainda neste ano de 2013.
Já a audiência conjunta com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal contou com a representação de deputados/as da Comissão Especial do PNE, que reiteraram a importância de o Plano Nacional de Educação ser aprovado nesse ano pelo Senado, uma vez que em 2014 as eleições gerais poderão prejudicar as agendas do Congresso. Quanto a esse tema, o presidente Renan Calheiros se comprometeu pessoalmente a tratá-lo junto com o relator do PNE, no sentido de garantir a votação o mais breve possível.
Com relação às demais pautas apresentadas pela CNTE aos presidentes das duas casas do parlamento, em especial (i) a aplicação do piso do magistério e a não vinculação de seu reajuste unicamente ao INPC, (ii) o efetivo cumprimento das receitas vinculadas à educação frente às imposições da Lei de Responsabilidade Fiscal, (iii) a instauração do debate nacional sobre o CAQ e o IDEB, (iv) a aprovação do projeto de lei que trata das diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação; (v) a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional, nos termos propostos pela Conae, e (vi) a regulamentação da Convenção 151 da OIT, ambos os presidentes se comprometeram em dar seguimento à pauta junto com os líderes partidários e, com relação à LRF e o piso do magistério, o Congresso Nacional deverá criar Comissão Mista para avaliar e fiscalizar tanto o cumprimento das receitas da educação como a aplicação da lei do piso do magistério.
Quanto à agenda com o MEC, foi mais um momento em que a CNTE cobrou empenho do Ministério para a aprovação do PNE, com a destinação de recursos equivalentes a 10% do PIB para a educação pública. A Confederação também reiterou a importância da imediata homologação do Parecer nº 18/12, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que visa orientar as redes públicas quanto à aplicação da jornada extraclasse, e requereu a constituição de uma coordenação para o Programa Profuncionário, com vistas a agilizar as políticas de profissionalização dos funcionários da educação à luz dos novos comandos da Lei 12.796. Com relação a esse último item, a CNTE já agendou reunião com o MEC para consolidar a proposta.
Por fim, no dia 24, a CNTE se reuniu com o senador José Pimentel, relator do PNE, de quem cobrou a imediata votação da matéria, contendo o dispositivo aprovado na Câmara dos Deputados de 10% do PIB para a educação pública. O senador manifestou-se favorável aos 10%, porém considerou inconstitucional a sua vinculação apenas para a educação pública. A CNTE contestou o entendimento do senador e disse que a sociedade não transige nessa questão, e que os movimentos da educação farão fortes mobilizações para que o substitutivo contemple a reivindicação social. Verba pública só para a escola pública. É isso que a CNTE defende, e deixou claro ao senador.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ASSEMBLÉIA GERAL DO SINTE -RN -MACAU FOI SATISFATÓRIA

NESTE DIA 24/04/2013 FOI REALIZADA UMA ASSEMBLÉIA GERAL DO SINTE-RN - REGIONAL DE MACAU, ONDE SE REUNIRAM AS DIVERSAS PARTES DO FUNCIONALISMO PUBLICO MUNICIPAL E ESTADUAL DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PARA DISCUTIR ASSUNTOS DE INTERESSE DA CATEGORIA.

A ABERTURA FOI FEITA ÀS 9:00HS COM A APRESENTAÇÃO TEATRAL DE UM INTEGRANTE DO GRUPO ARTES E RISOS DE UMARIZAL. A APRESENTAÇÃO, FOI UMA COMEDIA RETRATANDO OS POLITICOS E A CONQUISTA DO VOTO, E A ATUAÇÃO APÓS SEREM ELEITOS.




INICIO DA APRESENTAÇÃO TEATRAL









O "CANDIDATO" E SEUS "ELEITORES CONTRATADOS" PARA SEGUIR NOS COMICIOS

                                                      O "CANDIDATO" ELEITO

























COMPARECIMENTO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, LOTOU O PORTO DE AMA EM MACAU, PARA PARTICIPAR DA ASSEMBLÉIA GERAL


 AINDA HOUVE INFORMES E PALESTRAS SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O INVESTIMENTO DOS ROYALTIES DO PRE-SAL NA EDUCAÇÃO - ALÉM DOS MAIS DISCUTIDOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO E AS MUDANÇAS DE REGRAS PARA O PISO SALARIAL DOS SERVIDORES DO MAGISTÉRIO.

O PALESTRANTE CONCEDEU INFORMAÇOES VALIOSAS A RESPEITO DOS INVESTMENTOS PARA A EDUCAÇÃO




A PROGRAMAÇÃO PARA ESTA QUINTA-FEIRA, FICOU DA SEGUINTE FORMA:

- 7:00HS DA MANHÃ: CAFÉ NA PRAÇA DE MACAU;
 - APÓS O CAFÉ, ENTREGA DE DOCUMENTOS DE PROPOSTAS DE REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA PARA O PREFEITO DE MACAU, E LOGO APÓS,

INSCRIÇÕES PARA MESTRADO - UFRN

Um dos representantes do SINTE-RN, em Macau, mais conhecido como  Nazareno, informou hoje, dia 24/04/2013, que a UFRN está abrindo inscrições para Mestrado, para professores de Lingua Portuguesa. as isncriçoes irão até o próximo mês. Os interessados deverão acessar a pagina da Comperve  - www.comperve.gov.br para ter mais detalhes.

O referido representante do SINTE-MACAU - pediu que todos divulgassem essa noticia.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

FIM DE SEMANA COM CHUVAS NO RN E PB

O ULTIMO FINAL(19 A 21/04/2013) DE SEMANA FOI MARCADO POR UMA GRANDE CHUVA NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE E PARAIBA.

EM GUAMARÉ, A CHUVA VEIO EM BOA HORA. CHOVEU NA SEXTA-FEIRA E NO SÁBADO. EM OUTRAS CIDADES, CHOVEU BASTANTE NA SEXTA-FEIRA, NO SABADO E NO DOMINGO - COMO FOI O CASO DA CIDADE DE ANGICOS E CIDADES PROXIMAS.

TAMBÉM CHOVEU EM ALGUMAS CIDADES DO ESTADO DA PARAIBA.

NA OCASIAO, SE DESCREVE QUE, O NORDESTE TEM PASSADO POR UM PERIODO DE  ESTIAGEM COMO ACONTECECEU A PARTIR DO MES DE JUNHO DE 1992, INDO ATÉ FEVEREIRO DE 1994 (DADOS BASEADOS NA ESTIAGEM DO MUNICIPIO DE GUAMARÉ- RN). OS PREJUIZOS COM A AGRICULTURA SÃO IMENSOS, PORQUE NÃO SE CONSEGUE PLANTAR, POIS NÃO SE COLHE; AS CRIAÇÕES ESTÃO MORRENDO E OS FAZENDEIROS NAO SABEM MAIS O QUE FAZER. ENQUANTO A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SAO FRANCISCO NAO SE CONCRETIZA, O NORDESTE SEMPRE PASSARÁ POR ESSES PROBLEMAS.

ASSEMBLEIA GERAL DO SINTE EM MACAU

NESTE DIA 24/04/2013, HAVERÁ UMA ASSEMBLÉIA GERAL DA DOS 

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO EM MACAU - NO TEATRO PORTO DE

  AMA, A PARTIR DAS 8:00HS. APROVEITANDO A PARALISAÇÃO 

NACIONAL DA EDUCAÇÃO NOS DIAS 23,24 E 25 DE ABRIL DE 2013, A

ASSEMBLEIA TRARÁ ALGUNS ASSUNTOS PAUTADOS REFERENTES À

EDUCAÇÃO. ENTRE ESSES ASSUNTOS, ESTÃO: VALORIZAÇÃO DOS

FUNCIONARIOS DE ACORDO COM ALEI QUE DIZ QUE TODO O FUNCIONÁRIO

 DA EDUCAÇÃO É UM EDUCADOR; CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO

NACIONAL DO MAGISTÉRIO; MELHORIA NAS CONDIÇOES DE TRABALHO,

ENTRE OUTRAS.

É IMPORTANTE QUE TODOS DA EDUCAÇÃO COMPAREÇA E PARTICIPE,

POIS A SUA SUGESTÃO É MUITO VÁLIDA E IMPORTANTE PARA ESSE

MOMENTO.


sábado, 20 de abril de 2013

ALGUNS ESTADOS BRASILEIROS NÃO CUMPREM A LEI DO PISO. SAIBA QUAIS SAO ELES


Saiba quais estados brasileiros n ão cumprem a Lei Nacional do Piso do Magist...

De:
Frisson Comunicação 
tabela_venc... .png 350.14 KB
Baixar todos os anexos
Ver miniaturas
As imagens externas estão sendo exibidas. Não mostrar as imagens
SUGESTÃO DE PAUTA
Editorias: educação, política, economia
Saiba quais estados brasileiros não cumprem a 
Lei Nacional do Piso do Magistério
CNTE divulga tabela atualizada dos estados que não
 respeitam integralmente a lei
Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação brasileira,
a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08), ainda
 não é respeitada por
 08 estados brasileiros. E outros 14 estados não cumprem integralmente a lei,
 o que inclui a hora-atividade, que deve
 representar no mínimo 1/3 da jornada de trabalho do professor.
Apenas Acre, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco e Tocantins cumprem
 a lei na totalidade.
Em fevereiro de 2013, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os
 estados precisam cumprir integralmente a lei a partir de 27 de abril de 2011.
 Desta maneira, os educadores que não
receberam o valor devido a partir desta data podem cobrar na justiça
o pagamento dos valores retroativos até 2011.
A CNTE realiza, na próxima semana, uma greve nacional de três dias,
entre 23 e 25 de abril, para pressionar os gestores a respeitar a lei
 e também reivindica outras questões
 fundamentais para a educação brasileira, como a aprovação do
Plano Nacional de Educação, aprovação da Lei de
Responsabilidade Educacional, criação do Sistema Nacional de
 Educação, 100% dos royalties do petróleo
 para educação, definição de diretrizes de carreira para os profissionais
da educação e a regulamentação
do artigo 206 inciso 8º da Constituição (ampliação do piso salarial
 para todos os profissionais da educação),
regulamentação da convenção nº 151, da OIT, que trata da Negociação
Coletiva no Serviço Público.
Em todos os estados serão realizados atos estaduais e municipais nas
 assembleias legislativas e sedes de governo. No dia 24 de abril a CNTE
também realizará um ato na Câmara
 dos Deputados com a presença de representantes de todos os sindicatos
 filiados e se reunirá com os
presidentes da Câmara e do Senado Federal.
"Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões
 educacionais e terá como prioridade a mobilização e a cobrança
das principais lutas da CNTE para
 a educação no país, mais um ano que estaremos lutando para
 que o piso salarial nacional seja efetivamente
 aplicado no Brasil”, afirma o presidente da CNTE, Roberto Leão.
Confira a tabela.
Relação de estados
Não pagam o piso: Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão,
 Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia.
Não cumprem a lei na íntegra: Amapá, Espírito Santo, Goiás
, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba,
 Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
Cumprem a lei na totalidade: Acre, Ceará, Distrito Federal,
Pernambuco e Tocantins.
Não informado: Rio de Janeiro.
Abaixo, a tabela de salários do magistério nos estados
 atualizada. Versão em PDF.

Informações para a imprensa
Frisson Comunicação
(61) 3964-8104 / 9248-7189
imprensa@frisson.com.br
Fonte para entrevista
Roberto Franklin de Leão - Presidente da CNTE

quinta-feira, 18 de abril de 2013

GUAMARÉ - RN:BANANAS MAIS CARAS






Com a maior estiagem desede 1993, a regiao nordeste passa por momentos dificeis, principalmente,  na produção de alimentos - quando se trata de agricultura. O preço dessa estiagem, está refletindo no preço dos alimentos, mas as frutas nao ficam para trás - principalmente as bananas.
De acordo com observações feitas nos ultimos dias em Guamaré, A banana Prata - uma das mais consumidas na cidade, tem o seu preço extremamente aumentado em poucos dias. Para se ter uma idéia, até a metade do mês de março, ainda encontrava-se bananas pelo preço de média de R$ 0,15 a unidade. Depois aumentou para R$ 0,20; depois R$ 0,25;  e  agora já é possivel encontrar pelo preço de  R$ 0,33. Segundo um comerciante da cidade, a estiagem tem refletido na produção da fruta - o que ocorre a diminuição da produção e o aumento da procura. O referido ainda informou que, está comprando de alguns vendedores que vêm direto do Estado de Pernambuco. ainda assim, a disputa por um preço melhor para repassar para os clientes, é conseguido como se fosse um leilão.
 Concluindo as informações, ainda lembrou que, se não houver chuva suficiente para retomar a produção, provavelmente não haverá condições de manter esta fruta em estoque.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PARALISAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO

NESTES DIAS 23,24 E 25 DE ABRIL DE 2013, HAVERÁ PARALISAÇÕES DA EDUCAÇÃO EM TODO O BRASIL. O OBJETIVO DESTA VEZ, ASSIM COMO EM OUTRAS, INCLUIRÁ EM PAUTA, O CUMPRIMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO PISO NACIONAL DE SALÁRIOS DO MAGISTÉRIO - BEM COMO AJUSTES DE SALÁRIOS DOS DEMAIS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO.

ATUALMENTE, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSIDERA QUE TODOS OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, SÃO EDUCADORES,  - PORÉM, SÃO DESVALORIZADOS.


COM ESTE MOVIMENTO, ESPERA-SE QUE ESTA SITUAÇÃO MUDE PARA MELHOR, E QUE OS GESTORES PÚBLICOS REVEJAM E REAVALIEM OS CONTRASTES DESSA CATEGORIA - COM O INTUITO DE MELHORAR AS CONDIÇOES DE TRABALHO E SALÁRIOS - ALÉM DE CONSTRUÇOES E IMPLANTAÇOES DE PLANOS DE CARREIRA CARGOS E REMUNERAÇÃO.

UM DOS EXEMPLOS DISSO, NA CIDADE DE GUAMARÉ-RN, OS SERVIDORES QUE ESTÃO ATUANDO NA EDUCAÇÃO E QUE FIZERAM CONCURSO EM 1998, ATUALMENTE, MUITOS DELES ESTÃO COM SALÁRIOS DEFASADOS EM RELAÇÃO ÀQUELE ANO, E QUE NÃO HOUVE QUALQUER CORREÇÃO DE SALARIOS - BEM COMO, SE A LEI DO SALÁRIO MININO NÃO TIVESSE ACONTECIDO, PROVAVELMENTE ESTES SERVIDORES ESTARIAM GANHANDO MENOS QUE O SALÁRIO MININO.

APESAR DAS NEGOCIAÇOES, ANOS APÓS ANOS, NENHUM GESTOR SE INTERESSOU NO CASO. ASSIM, QUEM, NA ÉPOCA DO CONCURSO DE 1998 GANHAVA QUASE DOIS SALARIOS MINIMOS, ATUALMENTE, RECEBE EM SEUS VENCIMENTOS, APENAS UM SALÁRIO MINIMO.

ESSE CASO PRECISA SER REVISTO COM URGENCIA, POIS ESTÁ HAVENDO PERDA SALARIAL DESSES FUNCIONÁRIOS. CASO O MUNICIPIO NAO TENHA DINHEIRO PARA ISSO, O GOVERNO FEDERAL MANDA. BASTA PROVAR QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA ISSO.!!