sábado, 20 de junho de 2015

SIMBOLO DE COMUNIDADE GUAMAREENSE ESTÁ DESAPARECENDO AOS POUCOS!




SIMBOLO DE COMUNIDADE GUAMAREENSE ESTÁ DESAPARECENDO AOS POUCOS!



NA DÉCADA DE 1990 AO INICIO DA PRIMEIRA DECADA DESTE SECULO 21, AS CRIANÇAS E ALGUNS JOVENS SE DIVERTIAM COM SUAS PRANCHAS DE SURF DE AREIA...


Segundo um morador da comunidade guamareense Alto Alegre, que teve o seu primeiro nome – que é mais tradicional – o Morro do Judas, a comunidade está com o seu símbolo de origem desaparecendo. Segundo ele, no local que está desaparecendo, foi onde encontrou-se um boneco “Judas” enterrado por lá. Daí, o nome “Morro do Judas”. O fato é que indiscriminadamente, retira-se material do local, fazendo com que o mesmo esteja desaparecendo. No topo, há uma árvore de Angicos, e quixabeiras – os quais podem desaparecerem a qualquer momento.
         O fato das construções sem planejamento, também contribuem para uma paisagem modificada, de natural, para tipicamente humana. 

         O local é de dunas (Morro do Judas) e começou a ter suas primeiras ocupações ainda na década de 1990. Eram poucos moradores. Depois, passou a ser ocupado em maior escala   e, em 2004, a prefeitura construiu algumas casas, mas nos anos seguintes, pessoas passaram a tomar posse, e o comércio dos terrenos tornaram-se comuns, naquele local. Atualmente, a comunidade está formada, com um infraestrutura não muito organizada, mas há ainda, comércio, serviços sociais, igrejas e outras atividades econômicas. Mas o que ainda falta na comunidade, é a consciência pela preservação ambiental – dos recursos existentes para um futuro sustentável da comunidade em si.



ATUALMENTE, SE ENCONTRA ASSIM!












NAS IMAGENS A SEGUIR, ESSA DESTRUIÇÃO ACONTECEU AINDA POR VOLTA DO ANO 2000.






Nenhum comentário:

Postar um comentário