sábado, 15 de agosto de 2015

DISTRITO DE PONTA DA SALINA: HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA LOCALIDADE!




O DISTRITO DE PONTA DA SALINA, FICA LOCALIZADO A SUDOESTE DA CIDADE DE GUAMARÉ - COMPONDO OS POVOADOS DO MORRO DO JUDAS (ATUAL ALTO ALEGRE), POVOADO DO QUILOMBO (PARTE DA ANTIGA BAIXA DA JUREMA - ATUAL MONTE MORIÁ); AO NORTE, FICA O DISTRITO DE SALINA DA CRUZ - AO LESTE, MANGUEZAIS E O ANTIGO SITIO MIASSABA (ATUAL FAZENDA FORMOSA - PRODUTORA DE CAMARÃO).


ASPECTOS DE RELEVO

UMA GRANDE PARTE, É PLANO, COBERTO DE PLANTAS RASTEIRAS (GRAMINEAS).
nossalindaguamare.blogspot.com







































VEGETAÇÃO

Há vários tipos de plantas no distrito, desde as rasteiras, até as árvores nativas.  a seguir alguma imagens de plantas existentes na localidade:




MACAMBIRA ( (Bromelia laciniosa) 
macambira (Bromelia laciniosa) é uma planta da família das bromeliáceas, do gênero Bromelia. Possui vários usos que vão desde a utilização da planta para evitar a erosão, até como alimento para o gado. Como sua folha possui modificações que dão uma natureza espinhenta a mesma, a macambira é queimada antes de ser oferecida ao gado.

Características

A macambira está presente nas áreas secas do nordeste, desde a Bahia até o Piauí. Seu caule é cilíndrico e suas folhas (constituídas de duas partes distintas: base dilatada e limbo) encontra-se distribuídas em torno do caule. O caule desta planta geralmente é confundido com a raiz, porém as raizes da macambira são finas, diferentemente do caule que é mais espesso.
O tamanho da planta é variado e o seu fruto é uma baga de três a cinco centímetros de comprimento e diâmetro variando de 10 a 20 milímetros. Essas bagas quando maduras assumem uma coloração amarela, lembrando um cacho de pequenas bananas (FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bromelia_laciniosa - ACESSO DIA 15 DE AGOSTO DE 2015 - ÀS 21:25HS)

ESPINHEIRO BRANCO (Família Rosaceae)

































ANIMAIS







ECONOMIA

Antigamente, produzia muito côco, mas isso foi diminuindo, com o passar do tempo, com as diminuições das chuvas e também as represas de agua salgada, atraves das construções do viveiros de camarão - o qual ocasionou drasticamente a "morte" de muitos coqueiros e a salinização do solo - deixando-o infértil. 
Mas com essas modificações, atualmente, produz camarão e sal.  

ASPECTO DO VIVEIRO DE CAMARÃO
NO DISTRITO DE PONTA DA SALINA






Nenhum comentário:

Postar um comentário